Câmara Municipal de João Pinheiro realiza Audiência Pública para tratar da Expansão da Eletrificação Rural no Município de João Pinheiro

por Osnir Martins Rodrigues publicado 15/09/2021 10h40, última modificação 15/09/2021 10h47

 

A realização da Audiência Pública aconteceu no dia 14 de setembro de 2021 de 8:30 às 11:00 horas no Plenário da Câmara Municipal, teve a iniciativa da Mesa Diretora. O principal assunto da Audiência Pública foi sobre a Expansão da Eletrificação Rural no Município de João Pinheiro.

 

 

O Deputado Federal Zé Victor fez gestões junto a CEMIG em Belo Horizonte para o envio de Técnicos na Audiência Pública, cujo evento contou com a presença do Prefeito Municipal Edmar Xavier Maciel, do Presidente da Câmara Municipal Vereador Pedro Gil Cardoso Vieira, Vereadores Luizinho da Ambulância, Marcelo das Lajes, Chiquinho Lanterneiro, Cabo Vieira, Juarez da Malhada, Elson Barbeiro e Mário Luiz, representantes da CEMIG Engº Ernane Salvador Braga- Engenheiro de Planejamento do Sistema Elétrico da CEMIG, Dra. Poliana Rodrigues Viena - Engª Líder da Regional da CEMIG para nossa região, e outros funcionários da CEMIG Srs. Gilmar Silva Melo, Gilson Roberto de Souza e Rosemar Gomes da Silva. Compareceram ainda várias lideranças da sociedade civil, entidades de classe, comunidades rurais, pequenos, médios e grandes produtores rurais.

 

O Engº Ernane Salvador Braga, Engenheiro de Planejamento do Sistema Elétrico da CEMIG apresentou um breve relatório dos investimentos da CEMIG já realizados em João Pinheiro como manutenção das redes atuais, instalação de novas redes e outras que ainda estão em andamento entre as quais a construção de duas Subestações nos Distritos de Cana Brava e Luizlândia do Oeste, cujas obras segundo ele serão entregues a curto prazo.

No uso da Palavra, o Senhor Prefeito Edmar Xavier Maciel relatou que tem feito constantes gestões junto a CEMIG, apresentado projetos e solicitando continuamente mais investimentos da CEMIG em nosso Município para a expansão da eletrificação rural, dado as características e especificidades do Município com grande extensão territorial que tem uma grande demanda por melhorias na rede elétrica existente no Município principalmente em decorrência do crescimento da atividade econômica local, notadamente no Agronegócio e no atendimento aos produtores rurais do Município, cuja demanda foi também relatada por vários produtores rurais, pelo Presidente da Câmara Municipal, demais Vereadores presentes e lideranças que fizeram uso da tribuna da Câmara Municipal, onde enfatizaram e destacaram que João Pinheiro necessita com urgência de um atendimento melhor da CEMIG para mais investimentos e mais obras de ampliação da atual rede de energia elétrica e nova expansão da rede de energia elétrica em todo o Município, principalmente para atendimento aos produtores rurais, uma demanda constante de toda região Noroeste.

 

A final da Audiência Pública foi feita uma Ata pela Secretária-Geral da Câmara Municipal Dra. Rosana Gonçalves Dias registrando a Audiência Pública com todos os encaminhamentos, cuja Ata foi assinada pelo Prefeito, Presidente da Câmara Municipal, representantes da CEMIG, Vereadores e Lideranças, cujo documento contendo as principais demandas de Eletrificação Rural em João Pinheiro foi entregue devidamente protocolado aos representes da CEMIG para que chegue até a Presidência e Diretoria da CEMIG em Belo Horizonte. Registra-se ainda que na Audiência Pública,  o Senhor Presidente da Câmara Municipal Vereador Pedro Gil Cardoso Vieira comunica a todos os presentes que está tomando providências juntamente com os demais Vereadores e o Executivo Municipal para o agendamento de uma Audiência Pública em Comissão própria na Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte para tratar do assunto da Expansão da Eletrificação Rural em João Pinheiro, cuja iniciativa está tendo o apoio do Deputado Estadual Bosco.