COPASA FAZ REUNIÃO COM OS VEREADORES DE JOÃO PINHEIRO

por Osnir Martins Rodrigues publicado 01/04/2022 15h13, última modificação 01/04/2022 15h13
COPASA FAZ REUNIÃO COM OS VEREADORES DE JOÃO PINHEIRO

Reunião dos Vereadores com representantes da COPASA

Atendendo solicitações da Mesa Diretora e dos Senhores Vereadores,  aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de João Pinheiro  às 10:00 horas no dia 01 de abril de 2022 no Plenário da Câmara Municipal,  uma importante reunião com representantes da COPASA/MG, Senhores  Saulo de Lima Bernardes – Gerente Regional, Dr. Philipe Corrêa de Oliveira – Engenheiro de Produção,  e Sr. Mizael Rocha, este último  Coordenador da COPASA em nossa cidade, oportunidade em que compareceram também os Senhores Vereadores Pedro Gil Cardoso Vieira – Presidente, Cabo Vieira, Chiquinho Lanterneiro, Márcio Enfermeiro, Elí Corrêa, Juarez da Malhada, Mário Luiz e Flávio Babu, além de órgãos da imprensa e PROCON MUNICIPAL.

Os Senhores Vereadores reiteraram as demandas  e insatisfações da população pinheirense quanto aos serviços prestados pela COPASA em nossa cidade como constante falta de água em vários bairros, água com coloração barrenta e de baixa qualidade, o mal cheiro do esgoto na ETE localizada próximo ao bairro Manoel Lopes Cançado (região do bairro Santa Cruz I), baixos investimentos da empresa em nossa cidade para melhoramentos dos serviços, falta de cumprimento de várias cláusulas do Contrato de Concessão firmado em 2003 e alto valor das tarifas  de água/esgoto entre outras demandas.

Em sua fala apresentando uns Slides, o Sr. Saulo de Lima Bernardes – Gerente Regional disse que desde 2003 a COPASA já investiu cerca de 81 milhões de reais em João Pinheiro. Tem a Concessão de Água e Esgoto da cidade de João Pinheiro desde 2003 e do Distrito de Luizlândia do Oeste (JK) desde 20211. Segundo ele em nossa cidade são mais de 14 mil ligações de água/esgoto e que já no mês de abril de 2022 será publicada a licitação para ações e investimentos para construção de uma nova ETA na região central da cidade com recursos de mais 15 milhões de reais para fazer todo o tratamento da água que é captada no Ribeirão dos Órfãos para distribuição para toda cidade, cujas obras deverão estar concluídas nos meados do ano de 2024. Disse também que será construído e instalado alguns equipamentos através da setorização em vários bairros, bem como a construção de novas elevatórias nos bairros da COHAB e Santa Cruz devido ao aumento e expansão destes bairros para que não falte água nestas comunidades. O Gerente Regional disse ainda que breve a COPASA irá criar um aplicativo onde todos os consumidores de João Pinheiro poderão do seu próprio aparelho de celular acessar os principais serviços oferecidos pela COPASA, fazer solicitações e reclamações.

Com muita veemência, o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Vereador Pedro Gil Cardoso Vieira solicitou ao Sr. Gerente Regional, tendo em vista que as obras ficarão prontas somente em 2024, que o mesmo encontre uma solução ainda que paliativa para evitar o que aconteceu em nossa cidade no final do ano de 2021 e início do ano de 2022 com a falta de água em praticamente toda a cidade, e distribuição de uma água barrenta e suja. O Gerente Regional disse que a coloração da água foi em decorrência do rompimento da barragem localizada na região do Ribeirão dos Órfãos e que tomará todas as providências para evitar o acontecido no próximo ano.

Os demais Vereadores presentes, assim como representantes do PROCON MUNICIPAL fizeram várias cobranças à COPASA para que seus serviços sejam melhorados, pois a comunidade paga uma tarifa cara e não estão tendo serviços de abastecimento de água de boa qualidade e nem tratamento adequado do esgoto. Em suas falas, os Senhores Vereadores que representam toda a sociedade fizeram cobranças objetivas, pontuais, cirúrgicas e muito duras aos representantes da COPASA levando a eles todas as demandas da sociedade.

Na conclusão de sua fala, respondendo a indagações de vários Vereadores que se mostraram preocupados com a situação, o Sr. Saulo disse que quanto aos investimentos que estão sendo feito na região do Ribeirão dos Órfãos por terceiros como a construção de casas, empreendimentos imobiliários, provável instalação de pivôs por produtores rurais na região o que segundo ele pode sim piorar muito a situação da qualidade de água que abastece nossa cidade devido a contaminações da nascente e mananciais, e que para evitar tudo isso é importante a união da Câmara Municipal, Poder Executivo, Sociedade Civil Organizada, Ministério Público, órgãos ambientais entre outros promover movimentos e ações concretas para evitar problemas futuros como já tem acontecido em várias cidades mineiras e que a COPASA está à disposição para colaborar neste processo.