Resumo da 1ª Reunião Ordinária da Terceira Sessão Legislativa, Legislatura 2021/2024 realizada no dia 06 de fevereiro de 2023 às 18:00 horas.

por Osnir Martins Rodrigues publicado 07/02/2023 13h55, última modificação 07/02/2023 13h59
Resumo da 1ª Reunião Ordinária da Terceira  Sessão Legislativa, Legislatura 2021/2024 realizada no dia 06 de fevereiro de 2023 às 18:00 horas.

1ª Reunião Ordinária - Terceira Sessão Legislativa - Legislatura 2021/2024

 

- A reunião foi aberta e presidida pelo Senhor Presidente Vereador Alexandre Vieira Machado .

 

- Após a oração inicial, o Senhor Presidente solicita ao Senhor Segundo Secretário Vereador Flávio Babu para fazer a leitura da Ata da reunião anterior. Aprovada por 8x0.

 

ELEIÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES DE ACORDO COM O ARTIGO 69 DO REGIMENTO INTERNO                                                                                                                                                            

Através de votação nominal, ficou assim aprovadas e constituídas as Comissões Permanentes do Legislativo Municipal de João Pinheiro para o ano de 2023:

 

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL/2023

Presidente: Vereador Luiz Freitas da Silveira – AVANTE -

Vice Presidente: Vereador Elias Evangelista dos Santos – PDT

Membro: Vereador Flávio Gomes de Sá – PROS

 

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO E TOMADA DE CONTAS/ 2023

Presidente: Vereador Márcio Antônio dos Santos - PP

Vice Presidente: Vereador Elias Evangelista dos Santos – PDT

Membro: Vereador Juraci Alves Ferreira - CIDADANIA

 

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO, SAÚDE E ASSISTÊNÇIA SOCIAL/ 2023

Presidente: Vereador Elson Antônio de Andrade - MDB

Vice Presidente: Vereador Marcelo Gonçalves de Oliveira – PROS

Membro: Vereador Renato Luciano Ferreira da Costa - PDT

 

COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE/ 2023

Presidente: Vereador Alexandro Vieira dos Santos – PP

Vice Presidente: Vereador Mário Luiz de Oliveira Santos - PSD

Membro: Vereador Eli Corrêa de Freitas – DEM

 

COMISSÃO DE SEGURANÇA DOS DIREITOS DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE/ 2023

Presidente: Vereador Pedro Gil Cardoso Vieira - PDT

Vice Presidente: Vereador Alexandro Vieira dos Santos – PP

Membro: Vereador Marcelo Gonçalves de Oliveira – PROS

 

COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMETAR/ 2023

Presidente: Vereador Flávio Gomes de Sá – PROS

Vice Presidente: Vereador Márcio Antônio dos Santos - PP

Membro: Vereador Luiz Freitas da Silveira – AVANTE -

 INDICAÇÃO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS CONFORME O ARTIGO 37 DO REGIMENTO INTERNO

Líder da Bancada do PP: Vereador Márcio Antônio dos Santos

Líder da Bancada do MDB: Vereador  Élson Antônio de Andrade

Líder da Bancada do DEM: Vereador Eli Corrêa de Freitas

Líder da Bancada do PROS: Vereador Marcelo Gonçalves de Oliveira

Líder da Bancada do CIDADANIA: Vereador Juraci Alves Ferreira

Líder da Bancada do AVANTE: Vereador Luiz Freitas da Silveira

Líder da Bancada do PSD: Vereador Mário Luiz de Oliveira Santos

Líder da Bancada do PDT: Vereador Elias Evangelista dos Santos

Líder da Bancada do SD: Vereador Alexandre Vieira Machado

 

MATÉRIAS EM ÚNICA DISCUSSÃO

 

Indicação 003/2023 - Solicita que o Executivo Municipal, providencie de acordo com as normas previstas no órgão competente, a reforma e a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Edmundo Lourenço, na Vila São Sebastião. Autoria do Vereador Marcelo Gonçalves de Oliveira. Aprovada por 11x0

 

Indicação 004/2023 - Solicita que o Executivo Municipal, providencie de acordo com as normas previstas no órgão competente, a finalização do registro dos imóveis da Vila São Sebastião, neste município. Autoria do Vereador Marcelo Gonçalves de Oliveira. Aprovada por 11x0

 

Indicação 005/2023 - Solicita que o Executivo Municipal, providencie de acordo com as normas previstas no órgão competente, máquinas para melhorar o acesso a comunidade da Vila São Sebastião, Malhadinha, fazendas da região e, região do Coqueiro/Rio Bonito neste município. Autoria do Vereador Marcelo Gonçalves de Oliveira. Aprovada por 11x0

 

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO DO PLENÁRIO

Projeto de Lei 001/2023 – Altera o art. 4º da Lei 1.228 de 30 de setembro de 2005, que dispõe sore a criação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e Criação do Fundo Municipal a ele vinculado. Apenas Leitura para conhecimento do Plenário.

 

Projeto de Lei 002/2023 – Autoriza o município de João Pinheiro a conceder desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, e dispõe sobre o parcelamento junto a Secretaria Municipal da Fazenda, e dá outras providencias. Autoria do Executivo. Autoria do Executivo. Dada a importância e urgência da aprovação do Projeto, o Vereador Flávio Babu solicita que seja concedida pelo plenário sua tramitação em Regime de Urgência. Consultados pelo Senhor Presidente o Regime de Urgência foi aprovado por 11x0. Colocado o Projeto de Lei 002/2023 em votação,  o mesmo foi aprovado em Regime de Urgência por 11x0.

 

Projeto de Lei Complementar 001/2023 – Concede Descontos para pagamentos de Créditos Tributários Vencidos do Município de João Pinheiro, e dá outras providencias. Autoria do Executivo.  Autoria do Executivo. Dada a importância e urgência da aprovação do Projeto, o Vereador Flávio Babu solicita que seja concedida pelo plenário sua tramitação em Regime de Urgência. Consultados pelo Senhor Presidente o Regime de Urgência foi aprovado por 11x0. Colocado o Projeto de Lei 001/2023 em votação,  o mesmo foi aprovado em Regime de Urgência por 11x0.

 

Projeto de Resolução 001/2023 – Dispõe sobre estágio de estudantes de Pós Graduação e dá outras providencias. Autoria da Mesa Diretora.  Apenas leitura para conhecimento do Plenário.

                                  

- REGISTRO DE FALAS/PRONUNCIAMENTOS DOS SENHORES VEREADORES:

 

- O Vereador Mário Luiz solicita aos Senhores Vereadores membros das Comissões Permanentes mais presença nas reuniões das referidas Comissões.

 

- O Senhor Presidente Vereador Alexandre Vieira Machado solicita a Secretaria Geral desta Casa para que oficie ao Senhor Prefeito para que este envie para esta Casa Legislativa o mais breve possível um ofício com a indicação do Líder do Governo.

 

- O Senhor Presidente comunica ao Plenário que já está tomando as providências junto ao Departamento de Licitações para contratação imediata da obra de reforma completa do telhado do prédio do Legislativo Municipal substituindo o atual por estrutura metálica devido as constantes infiltrações e goteiras provocadas em virtude do grande volume de chuva e também pelo fato do atual telhado do prédio já ter quase 30 anos, já velho com telhas de amianto, telhas fracas e podres que vem causando riscos à segurança e comodidade dos Vereadores, servidores e também da sociedade.

 

- Vários Vereadores fizeram uso da palavra parabenizando o ex-Presidente Vereador Pedro Gil Cardoso Vieira pela ótima gestão a frente do Legislativo municipal em 2021 e 2022 e ambos desejam ao novo Presidente Vereador Alexandre Vieira Machado uma gestão exitosa no ano de 2023 e destacam sua grande experiência a frente do legislativo municipal em gestões anteriores.

 

- O Vereador Marcelo das Lajes faz justificativa e defesa das Indicações números 003/2023,004/2023 e 005/2023 de sua autoria onde esclarece a importância da aprovação destas matérias pelos seus Pares nesta Casa, e o pronto atendimento das mesmas pelo Senhor Prefeito Municipal e demais órgãos competentes tendo em vista que são demandas importantes solicitadas a ele pelas comunidades da Vila São Sebastião e toda região.

 

Assessoria de Imprensa/Comunicação – Câmara Municipal de João Pinheiro- MG.

 

Acompanhe as reuniões da Câmara Municipal pelo Canal Youtube todas as Segundas-Feiras às 18:00 horas.