Resumo da 41ª Reunião Ordinária – Primeira Sessão Legislativa- Legislatura 2021-2024 realizada no dia 16 de novembro de 2021 às 18:00 horas.

por Osnir Martins Rodrigues publicado 17/11/2021 10h30, última modificação 17/11/2021 10h37

A reunião foi aberta e presidida pelo Senhor Presidente, Vereador Pedro Gil Cardoso Vieira.

Após a oração inicial, o Senhor Presidente solicita ao Senhor Secretário Vereador Marcelo  Gonçalves de Oliveira a leitura da Ata da reunião anterior. Aprovada por 10x0

O Senhor Presidente justifica a ausência do Vereador Luisinho da Ambulândia.

Projeto de Decreto Legislativo 09/2021 - Aprova a Prestação de Contas do Município Referente ao Exercício de 2019 à Vista do Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais que emitiu parecer favorável a sua aprovação. Autoria da Comissão de Finanças e Orçamento. Aprovado por 10x1, tendo votado contra o Vereador Mário Luiz.

Projeto de Decreto Legislativo 010/2021 -  Aprova a Prestação de Contas do Município Referente ao Exercício de 2017 à Vista do Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais que emitiu parecer favorável a sua aprovação. Autoria da Comissão de Finanças e Orçamento. Aprovado por 09x1, tendo votado contra o Vereador Mário Luiz.

REGISTRO DE FALAS/PRONUNCIAMENTOS DOS SENHORES VEREADORES:

O Vereador Cabo Vieira comunica ao Plenário a liberação de recursos no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) liberados através do Deputado Estadual João Leite diretamente para a Caixa Escolar da EE. Tancredo Neves para reforma da quadra de esportes daquela escola. O Vereador Cabo vieira comunica ainda a liberação de recursos no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) através do Deputado Federal Franco Cartafina, sendo R$ 100.000,00 (cem mil reais) atendendo pedido do Vereador Cabo Vieira e outros R$ 100.000,00 atendendo pedido do Vereador Flávio Babu que serão investidos em prol do Município de João Pinheiro.

O Vereador Chiquinho lanterneiro parabeniza o Vereador Flávio Babu pela viabilização de recursos para a compra de um trator que foi entregue na comunidade do Assentamento de Itatiaia e também o Vereador Marcelo das Lajes pela viabilização de recursos para a compra de um trator que foi entregue na comunidade do Assentamento da Prainha. Concluiu sua fala dizendo que ao contrário do que alguns pensam, os Vereadores da Câmara Municipal de João Pinheiro estão trabalhando em prol da comunidade e que já conseguiram recursos para diversos benefícios no Município como aquisição de caminhão, tratores, moto-niveladoras (patrol), retroescavadeira hidráulica, veículos, máquinas, equipamentos, recursos para escolas, recursos para a saúde, infraestrutura (pavimentação asfáltica) entre outros, cujos recursos já ultrapassam mais de 7 milhões de reais.

O Vereador Chiquinho Lanterneiro parabeniza ainda o Senhor Joaquim Magno da Secretaria Municipal de Obras que vem prestando relevantes serviços para  João Pinheiro, principalmente no patrolamento, encascalhamento e recuperação de estradas do Município.

O Vereador Eli Corrêa de Freitas cobra do Prefeito a aquisição de um trator e dois veículos, cujos recursos conseguidos por ele no valor de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais) já se encontram depositados no caixa da municipalidade.

REGISTRO DE FALAS/PRONUNCIAMENTOS DE LIDERANÇAS, AUTORIDADES E CIDADÃOS:

As Senhoras Mônica Cristina Custódio e Laura Leandra Andrade Fonseca usaram a tribuna para falar sobre a Escola Família Agrícola de Natalândia – EFAN, instituição filantrópica, sem fins lucrativos que atende 50 municípios em sua grande maioria Municípios da Região Noroeste de Minas. Atualmente a escola conta com 553 alunos nos cursos Técnico Agrícola, Técnico em Meio Ambiente/Sustentabilidade e Técnico em Administração.

Após a apresentação da escola e de toda sua estrutura através de Slides, em suas falas, Mônica e Laura destacaram que dezenas dos alunos da EFAN tem conseguido entrar em diversas Instituições de Ensino Superior como UNIATENAS, FACTU, UNB, UFTM, UFV, ICESP, FINON, UFG entre outras pois esta IES oferece um ensino de primeira qualidade. Pediu mais apoio da Câmara Municipal e também da Prefeitura. Os Vereadores usaram a palavra e parabenizaram a direção da EFAN pelo excelente trabalho e sua contribuição para a formação dos alunos e desenvolvimento da Região Noroeste.

O Presidente da Câmara Municipal Vereador Pedro Gil Cardoso Vieira solicitou a Secretaria-Geral da Câmara Municipal para fazer um Ofício ao Sr. Prefeito Municipal solicitando deste mais apoio à  EFAN, disponibilizar transporte dos estudantes de João Pinheiro de 15 em 15 dias sem custo para os mesmos e também estudar a viabilidade de implantar em João Pinheiro uma escola com o padrão da EFAN.

Assessoria de Imprensa/Comunicação – Câmara Municipal de João Pinheiro – MG.

Acompanhe as reuniões da Câmara Municipal de João Pinheiro pelo Canal Youtube todas as segundas-feiras às 18:00 horas.