Câmara Municipal de João Pinheiro faz Lançamento do Parlamento Jovem 2023

por Osnir Martins Rodrigues publicado 12/04/2023 19h20, última modificação 14/04/2023 10h19

A solenidade de lançamento do Projeto Parlamento Jovem 2023 aconteceu no último dia 11 de abril de 2023 às 18:30 horas no Plenário do Legislativo Municipal, onde  compareceram várias autoridades, lideranças, coordenadoras do projeto, diretores de escolas, alunos e comunidade pinheirense.

Presidente do Legislativo Municipal Vereador Alexandre da Farmácia faz a abertura oficial de lançamento do Parlamento Jovem 2023 destacando a importância do Projeto e da parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

A Câmara Municipal de João Pinheiro já vem desenvolvendo o projeto há alguns anos mas paralisou suas atividades nos anos de 2021 e 2022 devido a pandemia da COVID-19. A continuidade do Projeto este ano tem total apoio da atual Mesa Diretora e de todos os Vereadores.

Coordenadoras do Projeto Parlamento Jovem 2023 Dulcineia Ribeiro da Silva e Gabriela Duarte Maciel fazem apresentação do Projeto Parlamento Jovem com todas as etapas para sua implementação e a parceria da Assembléia Legislativa de Minas Gerais com a Câmara Municipal de João Pinheiro.

Neste ano as escolas participantes que aderiram ao Projeto são: Escola Estadual Quintino Vargas, Escola Estadual Capitão Speridião, Escola Estadual José Romero da Silveira, Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, Centro Educacional Visão e Colégio Darcilia Coimbra – CDC.

Compareceram no evento as Diretoras: Ester Lopes - EE. Capitão Speridião, Daise Silveira - EE. Quintino Vargas, Nilda de Souza - EE. José Romero da Silveira, Rivania representando a Diretora - EE. Tancredo Neves, Bárbara Mendonça de Lima - Colégio Darcilia Coimbra - CDC

No decorrer do ano de 2023 o Projeto terá as plenárias municipal em João Pinheiro, Regional em Unaí onde se localiza o Polo Noroeste e Estadual na Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte.  Os alunos terão a oportunidade de conhecer todo o funcionamento do Legislativo municipal: função da Câmara Municipal e dos Vereadores, processo de tramitação e votação das matérias como Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Projetos de Decretos Legislativo, Requerimento, Indicações, Regimento Interno, e Lei Orgânica Municipal.

Prefeito Edmar Xavier Maciel parabeniza o Legislativo Municipal pelo lançamento do Projeto Parlamento Jovem 2023

Os Delegados da Polícia Civil da Comarca de João Pinheiro Doutor Daniel Pedro e Dra. Patrícia Amaral se fizeram presentes destacando a importância dos estudantes participarem do Projeto Parlamento Jovem.

Vereador Flávio Babu ao lado do Dr. Gilmar Peixoto Diretor do PROCON Câmara registra a importância do Projeto para a Câmara Municipal, para os alunos e suas respectivas escolas, e para João Pinheiro.

No Plenário irão apresentar Projetos de Leis, Indicações, Requerimentos e outras proposições, estudando, discutindo e votando de uma forma democrática e participativa, onde terão também a oportunidade de participar de várias palestras  sobre vários temas relevantes a serem ministradas por vários profissionais, autoridades e empresários, o que vai oportunizá-los ter uma boa compreensão do cenário atual do Brasil quanto ao mercado de trabalho, o primeiro emprego, práticas de cidadania para que se tornem estudantes reflexivos com orientações, capacitação e preparação não só para o mercado de trabalho, mas também de preparem para a vida, sejam estudantes ousados, resilientes na busca da realização dos seus projetos e de seus sonhos.

Alunos, diretoras das escolas, professores, autoridades, Vereadores e comunidade compareceram no evento.

Importante destacar que os melhores projetos apresentados pelos alunos serão encaminhado para o Prefeito Municipal, para a Plenária Regional em Unaí que selecionará os melhores Projetos da região, posteriormente encaminhados para a Plenária Estadual que acontecerá no final deste ano na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte que por sua vez selecionará os melhores projetos de todas as Regionais do Estado de Minas Gerais para serem votados pelos Senhores Deputados na Assembleia Legislativa e finalmente na sequência serão encaminhados ao Governador do Estado para serem transformados em Lei.

Para acesso a todo o conteúdo da solenidade de lançamento do Projeto Parlamento Jovem 2023, acesse o Link no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=njXZ6tAmAzs