JOÃO PINHEIRO SE DESTACA NA ETAPA REGIONAL DO PROJETO PARLAMENTO JOVEM MINAS 2023

por Osnir Martins Rodrigues publicado 07/08/2023 09h05, última modificação 07/08/2023 09h36

Terminada a Etapa Municipal com muito êxito, alunos do ensino médio das escolas de João Pinheiro participantes do Projeto se destacaram na Etapa Regional realizada na Câmara Municipal de Unaí  (Polo Regional) no último dia 04 de agosto de 2023  de 09:30 horas até as 18:00 horas que contou com a participação das Câmaras Municipais de João Pinheiro, Paracatu, Unaí, Chapada Gaúcha e Riachinho com a presença de alunos do Projeto Parlamento Jovem Minas 2023 das respectivas Câmaras Municipais. O Projeto é uma parceria da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, PUC Minas e mais de 160 Câmaras Municipais do Estado de Minas Gerais que este ano está trabalhando o tema: “ O jovem e o Mercado de Trabalho”.

Esteve a frente da Plenária Regional o Sr. Luiz, Diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Unaí.

O Foco do Projeto Parlamento Minas  tem outras finalidades, proporcionar para os alunos do Ensino Médio sua formação política, fortalecimento da cidadania, conhecimento, compreensão do papel dos Vereadores como suas atribuições, competências, funcionamento do legislativo e preparação destes alunos para o mercado de trabalho.

Na Plenária Regional no Polo de Unaí, os alunos foram divididos em grupo e direcionados para três salas diferentes . Orientados por Assessores Jurídicos e os Coordenadores do Projeto de cada Município, discutiram e debateram temas de conformidade com o Subtema  ESCOLARIDADE E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Cada Município foi orientado a apresentar apenas uma proposta. João Pinheiro apresentou mais de uma proposta que depois de uma discussão democrática foi aglutinada com outras propostas semelhantes de outros municípios.  De última hora, estrategicamente os alunos de João Pinheiro apresentaram uma proposta com o tema INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para ser trabalhado em todas as escolas públicas  e particulares do Estado de Minas Gerais. Houve um debate muito acirrado e aflorado principalmente por causa do posicionamento contrário de Paracatu.

Ao final da Plenária Regional após muito debate e votação de todas as propostas apresentadas pelos municípios participantes, foi vitoriosa com o voto da maioria do plenário a proposta apresentada na Plenária pelo Parlamento Jovem da Câmara Municipal de João Pinheiro com o tema INTELIGÊNCIA EMOCIOANAL que  é uma ferramenta de trabalho que visa trabalhar com os alunos o gerenciamento de comportamentos, sentimentos de raiva, medo, angústias, ansiedade, conflitos internos visando a melhoria da sua autoestima, controle das suas emoções e sentimentos etc,  cuja proposta será levada para a Plenária Estadual no próximo mês de setembro de 2023 na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Se esta proposta for acolhida e aprovada pelo Plenário poderá virar uma Lei assinada pelo Senhor Governador do Estado de Minais, porém a mesma vai concorrer com com dezenas de propostas do Parlamento Jovem de dezenas de Câmaras Municipais mineiras.

O Projeto Parlamento Minas 2023 da Câmara Municipal de João Pinheiro que teve a participação de alunos do ensino médio das escolas: EE. Quintino Vargas, EE. Tancredo Neves, EE. Capitão Speridião, EE. José Romero da Silveira e Colégio Darcilia Coimbra – CDC teve total apoio da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pinheiro que tem como Presidente o Vereador Alexandre da Farmácia e também dos demais Vereadores que compõe o Legislativo Pinheirense. Teve a Coordenação das servidoras Dulcinéia Ribeiro (Néia) e Gabriela Duarte e do Monitor Dr. Álvaro que também foi o redator das propostas municipal com a cooperação dos servidores  Dra. Maíza e Osnir Martins. A Professora Gabriele da EE. Quintino Vargas acompanhou os alunos até a Plenária Regional em Unaí.

Agradecimentos a escolas participantes do Projeto, seus Diretores e Professores.

MESA DIRETORA – GESTÃO 2023

Equilíbrio – Transparência – Eficiência com foco em Resultados.