Terminou com sucesso a Plenária Estadual do Projeto Parlamento Jovem Minas Edição 2023

por Osnir Martins Rodrigues publicado 26/09/2023 14h35, última modificação 26/09/2023 14h41

A Plenária Estadual do Projeto Parlamento Jovem Minas 2023 que este ano teve como tema “Jovem e Mercado de Trabalho” aconteceu na Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte nos dias 20,21 e 22 de setembro de 2023 e contou com a participação de estudantes e representantes das Câmaras Municipais de 132 Municípios Mineiros e dos diversos Polos Regionais com representantes da Câmara Municipal de João Pinheiro Sras. Dulcinéia e Gabriela, bem como de alunos das escolas EE. Quintino Vargas e Colégio Darcilia Coimbra - CDC. No último dia da Plenária Final, o evento contou com a presença de representantes do Governo de Minas Gerais, do Deputado Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho)-Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e de outras autoridades.

Após muita discussão e debate de dezenas de propostas escolhidas nas Plenárias dos Polos Regionais entre os alunos do Ensino Médio de centenas de escolas públicas e particulares, aprovou se propostas conforme Documento Final com os Subtemas abaixo, cujas propostas serão em breve transformadas em Projeto de Lei a ser apresentado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais que depois de aprovado vai a Sanção do Senhor Governador do Estado de Minas Gerais.

DOCUMENTO FINAL

Subtema 1: Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho

1. Criação de projeto voltado ao desenvolvimento do esporte e da arte como fonte

de renda e emprego para os jovens, com incentivos financeiros e fiscais para

empresas e jovens colaboradores.

2. Desenvolver um projeto estadual para garantir e monitorar os direitos

trabalhistas de jovens, criando um sistema estadual próprio que se assemelhe ao

Programa Jovem Aprendiz, sendo que o Estado deverá oferecer incentivo fiscal

para as empresas parceiras, e cada município deverá disponibilizar a prefeitura

como ponto de credenciamento.

3. Criação de projeto de lei que institua conselhos municipais de apoio ao jovem no

mercado de trabalho, no trabalho voluntário e no estágio remunerado, com as

atribuições de: criar Programa Estadual de Incentivo ao Jovem no Mercado de

Trabalho; de promover o ingresso e a permanência jovem no mercado; e de

disponibilizar emprego para jovens, priorizando aqueles que possuem renda

familiar per capita abaixo de um salário-mínimo e meio, ou que sejam pretos,

pardos, indígenas e jovens com deficiência.

4. Criação de plataforma interfederativa contendo sites, o Portal MG.gov, oficinas,

cursos gratuitos como no Sistema S, mídias, textos informativos e videoaulas

sobre temas como regras básicas para entrevistas e desenvolvimento de

habilidades psicológicas, e também para a divulgação de informações que facilitem

o acesso e a comunicação entre empresas e jovens.

Subtema 2: Escolaridade e Qualificação Profissional

5. Aprimoramento do programa Trilhas do Futuro, com oferta de cursos voltados ao

mercado digital e novas tecnologias, também disponibilizados no modelo à

distância para atender alunos que não têm acesso às instituições parceiras no seu

município.

6. Desenvolvimento, por meio de órgãos públicos educacionais, de um projeto

socioeducacional com programas de qualificação profissional e cursos gratuitos,

com instituições de ensino em bairros periféricos e temas como aprimoramento da

oratória, interação profissional das variadas áreas e conhecimento dos direitos

trabalhistas, podendo o mesmo projeto ser oferecido para alunos bolsistas em

escolas particulares e também realizar oficinas com balcões de emprego, com

certificação de conclusão ao final do projeto.

7. Ampliação das formas de ingresso nas faculdades de Minas Gerais para além

do Enem e vestibulares próprios, adotando-se, por exemplo, atividades

extracurriculares, redação (carta de apresentação) e entrevistas, atreladas ao

desempenho e comprometimento acadêmico no ensino médio.

8. Uso da carga horária de itinerários em escolas de rede pública e particulares

para a semana da empregabilidade do jovem e de orientação vocacional, com os

objetivos de viabilizar a exploração de diferentes áreas de atuação pelos jovens,

por meio de palestras, workshops e mentorias, e de orientá-los na escolha

profissional.

Em suas palavras, o o Presidente da ALEMG disse que “Hoje temos nosso Plenário cheio de futuro, futuro do nosso Estado. Quem está na vida pública tem como missão transformar a vida das pessoas. Que muitos de vocês, no futuro, possam estar aqui também. Precisamos trabalhar para ter a participação de cada vez mais câmaras e mais jovens aqui neste espaço, onde o futuro do nosso Estado é construído.” - Dep. Tadeu Martins Leite - Presidente da ALEMG.

Em 2024 o Projeto Parlamento Jovem de Minas debaterá o tema “Melhorias no ensino escolar”. A proposta foi escolhida por 225 estudantes, em votação híbrida realizada quinta-feira 21.09.2023 por jovens dos 132 municípios que participam da edição de 2023. Os outros temas concorrentes, “Sexualidade na juventude” e “Cultura e juventude”, receberam, respectivamente, 64 e 129 votos.

O PROJETO PARLAMENTO JOVEM 2023 TEVE TODO APOIO DA MESA DIRETORA DA CAMARA MUNICIPAL GESTÃO 2023 E DE TODOS OS VEREADORES.

MESA DIRETORA - GESTÃO 2023

Equilibrio - Transparência - Eficiência com foco em Resultados