CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PINHEIRO REALIZA A TERCEIRA OFICINA DO PROJETO PARLAMENTO JOVEM 2023

por Osnir Martins Rodrigues publicado 04/05/2023 09h40, última modificação 04/05/2023 09h43

A Oficina 3 do Projeto Parlamento Jovem 2023 aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de João Pinheiro no último dia 03 de maio de 2023 às 14:30 horas com a presença de alunos do ensino médio de várias escolas inscritas no Projeto. O Projeto Parlamento Jovem é uma parceria da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais com a Câmara Municipal de João Pinheiro e dezenas de Câmaras Municipais de Minas Gerais destinado aos estudantes de ensino médio e tem como tema deste ano: “ Jovem e Mercado de Trabalho.”

O palestrante foi o SR. Joubert do Carmo Conceição, Contador, Consultor, atua na área de Contabilidade e Administração Pública há 32 anos que ministrou uma palestra sobre o tema: “Por dentro do Poder Legislativo Municipal: Como é gasto os recursos financeiros”.

Entre outros assuntos, Sr. Joubert falou sobre  as fontes de receitas do Município e da Câmara Municipal, Orçamento Público, como é feito os gastos do Poder Legislativo Municipal, Licitações e Contratos, Limites de gastos da receita municipal com o Poder Legislativo Municipal, limite de gastos com a folha de pagamento dos Vereadores e servidores, destacando a importância dos cidadãos acompanharem os gastos dos recursos públicos do seu Município através do Portal da Transparência da Câmara Municipal, da Prefeitura Municipal e também junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Após a palestra como vem ocorrendo em todas as oficinas, os estudantes tem liberdade de fazer questionamentos sobre os mais variados assuntos ligados a administração pública municipal, Câmara Municipal e outros temas relacionados com o objetivo da palestra e com o tema do Projeto Parlamento Jovem 2023. Momento de interação do palestrante com a plateia e muita aprendizagem contribuindo para a formação dos nossos estudantes e uma interação entre os estudantes de várias escolas.

O Projeto Parlamento Jovem de João Pinheiro tem apoio da atual Mesa Diretora que tem como Presidente o Vereador Alexandre Vieira Machado, de todos os Vereadores e na coordenação as senhoras servidoras Dulcineia Ribeiro da Silva e Gabriela Duarte Maciel.