Câmara Municipal de João Pinheiro realiza a Oficina 7 do Projeto Parlamento Jovem Minas 2023

por Osnir Martins Rodrigues publicado 01/06/2023 12h10, última modificação 01/06/2023 12h12

A Oficina 7 do Projeto Parlamento Jovem Minas 2023 aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de João Pinheiro no último dia 31 de maio de 2023 às 14:30 horas com a presença de alunos do ensino médio de várias escolas  da cidade inscritas no Projeto, acompanhados dos Professores Marcos e Neuza. O Projeto Parlamento Jovem é uma parceria da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, PUC Minas com a Câmara Municipal de João Pinheiro e mais de 100 Câmaras Municipais de Minas Gerais destinado aos estudantes de ensino médio e tem como tema deste ano: “Jovem e Mercado de Trabalho.”

A palestra foi ministrada pela Professora Izolina da Conceição Romana Veloso Duarte - Secretária Municipal de Educação e Marilda de Souza Almeida - Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação que discorreram respectivamente sobre os temas: “O Projeto implantado pelo Estado de Minas Gerais sobre os cursos profissionalizantes”, “Importância da prática de princípios e valores no trabalho e na vida”, onde falaram sobre a importância dos estudantes terem foco, determinação, atitude, dedicação, disciplina e muito esforço na busca de  realização de seus sonhos e projetos de vida. Foi dito aos alunos a importância dos cursos profissionalizantes, curso de capacitação profissional oferecidos pelo Estado em algumas escolas de João Pinheiro como Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Administração e outros, porém os estudantes não devem perder o foco em fazer um bom curso superior.

Abordou-se também a prática de bons princípios e valores como ser educados e tratáveis com todas as pessoas, a humanização do exercício das profissões e funções que irão desempenhar no futuro, a moral, a ética, o exercício de uma cidadania plena. A Secretária Municipal de Educação destacou uma frase de Mário Sérgio Cortela de que “Vaca não dá leite”. Para dar leite alguém tem que tirar o leite ou seja, na vida o êxito e sucesso que se consegue em vários projetos como passar em um bom concurso, em um vestibular, concluir um curso técnico ou superior, arrumar um bom emprego entre outros, cada estudante como já foi dito anteriormente precisa ter foco, atitude, determinação, disciplina e muita persistência, senão nada acontece, nada acontece por sorte, cuja fala provocou profunda reflexão no público presente, momento de muita aprendizagem.

Após a palestra como vem ocorrendo em todas as oficinas, os estudantes tem liberdade de fazer questionamentos sobre os mais variados assuntos ligados ao tema da palestra o que contribui para o aprimoramento e enriquecimento da aprendizagem.

O Projeto Parlamento Jovem 2023 de João Pinheiro tem apoio da atual Mesa Diretora  e dos demais Vereadores que compõe o legislativo municipal, sob a coordenação das senhoras servidoras Dulcineia Ribeiro da Silva e Gabriela Duarte Maciel. Tem como principal propósito a formação da cidadania de nossos estudantes, formação política, formação e qualificação profissional bem como  incentivo para que todos tenham um futuro brilhante para que possam contribuir para o desenvolvimento do nosso Município.

Agradecimentos as Diretoras das escolas participantes do Projeto, pois sem o apoio destas profissionais da educação não seria possível a implantação e funcionamento do referido Projeto.